Healing Gardens

Healing Gardens ou Jardins de Cura

São jardins que, através de espécies e elementos decorativos específicos, contemplam o aspecto terapêutico que auxiliam no reestabelecimento da saúde e de cura dos seres humanos.

Ele deve ser cuidadosamente elaborado de acordo com as características do ambiente e as peculiaridades dos usuários.

Crianças

Se é para crianças deverá ser composto por elementos do imaginário infantil e que facilitem a interação lúdica com o jardim.

Idosos

Já para idosos, plantas que remetam a boas memórias da juventude ou da infância, como é o caso das ervas medicinais e de outras aromáticas como a dama-da -noite, por exemplo, ou ainda as floríferas como camélias e rosas, trazem conforto e alegria. Se a localização permitir uma vista dos movimentos e burburinhos da rua ou de vizinhos ainda melhor para quebrar sensação de solidão. O local ainda deve permitir a interação com hortas, por exemplo, e a passagem para usuários de cadeira de rodas e acompanhantes...

Hospitais

Em hospitais ou empresas, também devem ser direcionados para os funcionários, onde possam se isolar um pouco ou restaurar as energias, por alguns instantes, pelo menos.  Bancos de descanso e verde exuberante são importantes. Estando em áreas reservadas e privativas, ainda melhor, para que se possa contemplar a beleza com certa tranquilidade para absorver a pureza do ar e distrair a mente.

" A natureza tem papel fundamental em nosso equilíbrio físico, metal e espiritual..."

Os jardins terapêuticos, são muito abrangentes, há relatos de redução de violência e interação amistosa em cidades que receberam refugiados e que foram acolhidos em locais com áreas verdes especialmente projetadas para amenizar essa situação. Imigrantes também se sentem mais confortados quando aos jardins da “nova casa” remetem aos seus locais de origem, à sua terra natal...

Fale com a Neide

Me mande um zap, ou conte-me sobre o jardim dos seus sonhos, quem sabe é algo que está mais próximo do que você imagina.