Neste jardim temos a sensação de que o homem não interferiu na paisagem, ele possui caminhos de contornos naturais. Sua essência é descontraída e avessa a podas e simetrias.

Sua principal característica é a utilização de espécies de regiões tropicais e subtropicais. Plantas de cores vivas e formas esculturais como palmeiras, dracenas, bromélias, helicônias, bananeiras, gengibres e orquídeas estão entre as muitas opções. Neste estilo também não podem faltar pedras, lagos ou fontes sempre com a aparência o mais natural possível.

Estes jardins acabam se tornando os preferidos de aves e insetos coloridos que acrescentam mais vida e beleza ao ambiente. Reforce sua atenção para isto e ofereça água limpa e comedouros apropriados aos passarinhos.

Aqui os elementos como bancos, pergolados, vasos, são bem-vindos, desde que se integrem harmonicamente. Para isto dê atenção aos materiais e texturas que devem ser naturais ou boas imitações de madeira, pedra, cipó, vime, sisal, bambu, coco e etc. Os equipamentos de iluminação podem ser discretos ou de aparência rústica.